Dança do Ventre Fusão com samba por Triana Ballesta

por Triana Ballesta

Fui motivada pela Mostra Nour El Shams a apresentar uma Dança do Ventre Fusion.
As fusões na Dança do Ventre não são de hoje, uma vez que a própria dança do ventre é resultado se muitas influências de diversas culturas (indianas, ciganas, espanholas, africanas, tribais, etc...).
Já na era Gold Mohammed Abdul Wahab  fez uma visita ao Brasil e apaixonado pelos ritmos brasileiros incorporou algum em suas composições. Este grande nome da musica árabe fez o mesmo com ritmos diferentes do mundo inteiro e deu respaldo para gerações seguintes de artistas e músicos realizarem essa forma de intercâmbio cultural.
Entendemos por "fusão" 2 elementos, ou mais, se unem e se misturam de tal forma a se tornarem uma única coisa. Por isso, diante das possibilidades infinitas dos movimentos que a dança do ventre nos oferece, essa tendência vem se fortalecendo cada vez mais. No entanto, há que se dominar as linguagens a que se queira "fundir" para que não pareça fragmentos isolados de uma dança e outra, ou que a fusão se torne superficial não deixando claro as linguagens a serem trabalhadas a fundo.
O interessante, ao meu ver, é que em uma fusão estejam elementos das 2 ou mais linguagens nítidas o suficientes porém entrelaçadas o suficientes... é um jogo, uma brincadeira cultural, porém respeitosa.

Escolhi fundir a dança do ventre com o samba em uma das minhas musicas preferidas. "Assanhado" de Jacob do Bandolim é um prato cheio para qualquer dançarina do ventre que vibra ao som de cordas ágeis e cheias de energia.
Busquei inspiração na figura do Malandro brasileiro, charmoso, vaidoso, assanhado...

Está aí o resultado dessa primeira experimentação, devo me confessar que amei e quero mais! bjsss


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