UM POUCO SOBRE FUSÕES (BELLYDANCE FUSION)








Uma FUSÃO em dança e/ou música é a mistura de 2 ou mais estilos diferentes no qual o artista encontra aspectos em comum das expressões na linguagem artística referente. Na Dança do Ventre a prática já é muito recorrente desde os anos 30-40 com músicos como Mohammad Abdel Wahab, Abdul Halim Hafiz e outros, assim como bailarinas como Tahia Carioca, Samia Gamal, Naima Akef e outras...


Tahia Carioca - Nome artístico inspirado no Brasil, já que apreciava muito os ritmos brasileiros que seu derbakista tocava junto aos ritmos árabes. Tahia também se inspirava muito em Carmen Miranda, como mostra a imagem



A minha primeira fusão na Dança do Ventre com Musica e Danças Brasileiras foi no Chorinho "Assanhado". Percebi um terreno fértil para leitura de quadril no instrumento de cordas muito veloz e ornamentado na versão repaginada desse clássico brasileiro. Me inspirei na figura do Malandro, no qual o tema sugere e que sempre fui apaixonada desde quando não me lembro durante na minha infância ao assistir incansavelmente "Ópera do Malandro" - obra de Chico Buarque de Holanda.
Abaixo o video da minha primeira apresentação dessa coreografia no qual me rendeu um grande elogio de Hossam Ramzy com a publicação em seu facebook como "A NEW STAR A BORN". Fiquei muito surpresa, pois a criação dessa coreografia foi completamente despretensiosa :)
Vale a observação que muitos tem duvidas... Apresento como fusão Dana do Ventre e Samba. Sim, SAMBA, pois apesar da musica se tratar de um chorinho (um braço do samba), a DANÇA referente à fusão é o SAMBA e não choro. Ok?


FICHA TÉCNICA:
Coreografia: Assanhado
Coreógrafa: Triana Ballesta.
Musica: Assanhado.
Autor da música: Jacob do Bandolim
Versão:Armandinho
Criação da coreografia: Setembro de 2011 em Curitiba - PR
Primeira apresentação: 26 de Outubro de 2011 na Mostra Shams El Nour promovido por Vanessa Reichert em Curitiba - PR






Abaixo, apresento um pequeno trecho do clássico chorinho brasileiro tico tico de Zequinha de Abreu e consagrado por Carmen Miranda. Essa é uma versão do Choro das 3. Rica na execução, ornamentos e improvisos dos instrumentos musicais que trabalham a melodia alternando-os entre si, essa é uma forte herança da cultura árabe, cigana e portuguesa presentes em nossa música. Além do nosso amado pandeiro e seus ritmos contagiantes como o samba. Agraciados essencialmente pela mãe África e sua capacidade de se adaptar e sobreviver ás mais terríveis injustiças e crueldades cometidas pela humanidade. Do sofrimento criamos arte, amor e alegria, somos nós: brasileiros com muito orgulho!

vídeo postado na Central Dança do Ventre: Visualizar

FICHA TÉCNICA:

Coreografia: Tico tico no Fubá.
Coreógrafa: Triana Ballesta.
Musica: Tico Tico no Fubá.
Autor da música: Zequinha de Abreu.
Versão: Choro das 3  - Corina (flauta e flautim), Lia (violão de 7 cordas) e Elisa (bandolim, clarinete, bajo e piano) e o pai, Eduardo (pandeiro e percussão).
Criação da coreografia: Janeiro de 2014 em Curitiba - PR
Primeira apresentação: 13 de Agosto de 2014 no Sarau da Imersão com Hossam e Serena Ramzy promovido pelo Studio Agni em Aguas de Londóia - SP




Nenhum comentário:

Postar um comentário